Crossovers, o Coração do Sistema


Item de extrema importância na construção de caixas acústicas, nem sempre os crossovers ou divisores de frequências, tem sua importância devidamente considerada.

Se um conjunto de caixas acústicas ativas não receberem os sinais de áudio devidamente processados, isto é, dentro da faixa de resposta de cada alto falante, drive ou tweter, bem, o uso dos crossovers é obrigatório.

O crossover cuidará de entregar a cada transdutor acústico a faixa de frequência ideal para o qual cada transdutor foi empregado.

Quando um transdutor acústico ( alto falante) recebe uma frequência para a qual ele não foi projetado, temos, no mínimo, um gasto de energia desnecessário e consequentemente um acréscimo de calor no sistema de amplificação, tambem desnecessário.

Dependendo do transdutor acústico e da frequencia que recebe, o seu funcionamento com qualidade pode ficar totalmente comprometido. O resultado prático é uma reprodução sonora de baixíssima qualidade.

Outro fator de extrema importância é a diferença de rendimento acústico entre os diversos transdutores empregados em uma mesma caixa.

Tipicamente um tweeter e principalmente um drive de titânio, possuem rendimento acústico até vinte vezes mais eficientes que um woofer ou sub woofer, depende tambem das frequencias de corte adotadas. Isto quer dizer que um woofer de 500 watts, que deva funcionar abaixo dos 500 Hz, necessitará de um drive de titânio para compor a região de altas frequências funcionando não mais do que com 50 ou 60 watts. Um crossover específico e de qualidade cuidará de produzir a devida divisão das frequências e a necessária atenuação de potencia no drive de titânio.

O capacitor não deve ser usado indiscriminadamente como elemento de divisão de frequência. Esta prática é comum e responsável pela queima sistemática dos transdutores de média alta e alta frequência. Alem do capacitor produzir um corte muito suave na região de crossover, não produz a devida atenuação de potencia, necessária para que os transdutores trabalhem corretamente e não tenham suas bobibas queimadas regularmente.