Instalação dos Paineis em Caixas Passivas

Qualquer caixa acústica multivias, retorno, sub, etc.., que vá ser construída ou ativada, deve ser corretamente preparada para que a transformação fique perfeita, e mais do que isso, para que a nova configuração atenda a todos os requisitos de qualidade sonora e de durabilidade. O uso de divisores de frequência tambem é obrigatório, como garantia de um resultado profissional.

Um painel que vá ser instalado em uma caixa passiva, não pode ser simplesmente fixado em uma abertura feita na caixa. Desta forma, a câmara sonora ficará com uma de suas faces (a face do painel) fragilizada, isto é, propensa às vibrações sonoras. Como se sabe, a rigidez das paredes de uma caixa acústica é fator fundamental para a construção de caixas acústicas de qualidade. A vibração do painel, provocada pelo trabalho do alto falante, produz ruídos não pertencentes a programação sonora reproduzida e prejudica severamente a suspenção acústica da caixa.

Este tipo errado de instalação compromete tambem a durabilidade das partes eletrônicas do painel, fora o fato de que a vibração produzida pelo alto falante na superficie do painel ira causar mau contado nos conectores de áudio plugados no painel, introduzindo ruídos durante a amplificação do som. A vibração tambem exercerá um trabalho contínuo de vai e vem nos terminais dos componentes, rompendo-os ao longo do uso. Para que tudo isso seja evitado é necessário a construção de uma câmara estanque na face da caixa onde será intalado o painel. A foto ao lado ilustra este tipo de adaptação.

A profundidade e largura do batente do rebaixamento deve ficar em torno de 15 mm, não menos, e a distância do batente até o fundo da câmara deve ser em torno de 5 mm maior que a altura interna do painel usado.
Alguns furos no fundo da câmara, com diâmetro em torno de 10 mm ou menos, servirão com ventilação forçada e ajudarão a manter o conjunto eletrônico dentro de margens seguras de temperatura. O funcionamento do alto falante provocará um fluxo constante de ar fresco pelos furos, no fundo da câmara, ajudando em muito no arrefecimento do sistema.